segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Revitalização da Zona Portuária entra em obra para Olimpíadas Rio 2016


A revitalização da zona portuária, um dos principais projetos para as Olimpíadas Rio 2016, começou nesta última sexta-feira, dia 16 de Outubro e terá duração de um ano.

O projeto custará algo em torno de R$ 26,8 milhões de reais e será custeado primeiro com recursos públicos e depois com recursos privados, através de uma empresa vencedora da licitação.

A modernização da zona portuária carioca, que irá gerar 40 mil novos empregos e R$ 200 milhões de reais em impostos adicionais, contará com os seguintes projetos:

• Grandes ações habitacionais, que multiplicarão por quatro a atual população local de 25 mil moradores, com grande melhoria de sua qualidade de vida.
• Desenvolvimento do um novo pólo cultural e de entretenimento (compatível com a forte demanda turística esperada)
• Criação de um novo e moderno centro de lazer e entretenimento de 30 mil metros quadrados, numa área que hoje é um descampado, Onde serão criados quiosques, restaurantes, banheiros públicos, anfiteatro ao ar livre, lâmina d'água, espaço multiuso e estacionamento. Este trabalho ficará a cargo da Construtora OAS, vencedora da licitação.

Esta iniciativa leva o nome “Porto Maravilha” e foi inspirado em projetos realizados em Buenos Aires e Barcelona. Além disso, a sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), atualmente na Barra da Tijuca, será transferida para o local.

A zona portuária carioca possui atualmente cerca de cinco quilômetros quadrados de armazéns abandonados e casas em péssimo estado de conservação. A idéia com este projeto é transformar esta área, em um bairro residencial com ampla oferta de serviços e lazer.

2 comentários:

Anônimo 2 de agosto de 2010 às 17:48  

Olá!!! Jura que já começaram as obras do porto!? Então já ficará pronto agora?? Como que ninguém ouve falar? Abraços.

Anônimo 2 de agosto de 2010 às 17:50  

Por que também não vieram dar uma olhadinha no porto de Belém - É fora de série.